sexta-feira, maio 29, 2009

Cheescake de morango

Já tinha esta receita há um tempão na minha lista,decidi faze-la e ainda bem pois é mesmo muito bom! A receita é da Nélia e tirei do Cantinho das receitas e não só... . Obrigado Nélia é muito bom mesmo.
INGREDIENTES
Base :
* 200 gr de Bolacha tipo Maria
* 100 gr Manteiga

Recheio :
* 7 Folhas de Gelatina Incolor
* 350 gr de Queijo Fresco ( ou de barrar)(eu usei aquele queijo creme de caixa)
* 220 gr de Açúcar
* 2 dl de Leite (200 ml)
* 2 dl de Natas
* 1 Casca de Limão
* 1 Pitada de Sal
* 2 Ovos

Cobertura :
* 3 colheres ( sopa) bem cheias de Doce de Framboesa (usei doce de morango caseirinho)
* 2 Folhas de Gelatina Incolor
* 2 colheres de Água

Comece por preparar a base de bolacha.Rale a bolacha e derreta a manteiga.Junte os dois ingredientes.Espalhe esta mistura no fundo de uma forma de fundo amovível (se tiver um aro ,ponha-o no prato de servir e espalhe o preparado )calcando bem para formar uma base resistente.Leve ao frio.Prepare o recheio:Demolhe as folhas de gelatina num recipiente com água fria.Leve o leite ao lume com a casca do limão e a pitada do sal.Deixe levantar fervura.Bata o açúcar e as gemas e vá adicionando o leite em fio,mexendo sempre.Leve este preparado ao lume,mexendo sempre mas não deixe ferver.Retire do calor e adicione as folhas de gelatina,mexa bem para que se dissolvam.Deixe arrefecer por completo(para que arrefecer mais rápido,mude o creme para outro recipiente,e mexa de vez em quando).Se usar o queijo fresco normal (sem ser de barrar),passe-o por um passador de rede fina e reserve-o.Entretanto bata as natas em chantilly e as claras em castelo,e junte-as,misturando com cuidado.Quando o creme estiver frio,adicione o queijo fresco e o preparado de natas,envolvendo bem e verta por cima da base de bolacha.Leve ao frigorífico para solidificar um pouco para colocar a cobertura ( +- 3 horas).

A minha opinião:
Parece dificil mas não é!E é mesmo muito bom!Optimo para estes dias de calor.
A cobertura fiz a dobrar pois achei pouca e acho que 1 folha de gelatina é suficiente para a cobertura.
A bolacha para a base usei a bolacha "digestive" pois acho que não fica a base tão enjoativa como com a bolacha maria.
Beijinhos.

quarta-feira, maio 27, 2009

Bolo de ananás

Já andava com saudades de comer bolo de ananás,costumava fazer um que ficava muito bom mas assim que vi esta receita no blog da querida amiga Moranguita ,decidi experimentar.E acho que nunca mais vou fazer a minha mas sim esta,lol.Tão facil e tão delicioso que fica!


Ingredientes:

1 colher(chá) de fermento

250g de açucar

200g de farinha

140g de manteiga

140g de amendoa(não usei)

6 ovos

rodelas de ananas em calda e caramelo para a forma

Juntam-se os ovos com o açúcar e a manteiga.Bate-se bem.Depois adiciona-se a farinha e o fermento e o miolo de amêndoa ralado.Em seguida, deita-se a massa numa forma untada com caramelo e com as rodelas de ananas no fundo de forma a cobrir o fundo.Vai ao forno medio.


Fi-lo a semana passada e levei para casa dos meus pais,desapareceu num instante é mesmo bom!Recomendo.
Obrigado Moranguita pela receitinha.

Beijinhos a todas.

sábado, maio 23, 2009

Bolo mármore da Vanessa

Olá amigas,sei que ando ausente mas tenho tido trabalho e sabem que há que aproveitar!Mas deixo-vos aqui um delicioso bolo que fiz para o aniversário do meu irmão.Estava tão bom!

Ingredientes:
• 2 xícaras de trigo
• 2 xícaras de açúcar
• 1 xícara de leite
• 100 g de margarina
• 3 ovos
• 2 colheres (chá) de fermento em pó
• 4 colheres (sopa) de achocolatado

Modo de Preparo:Na batedeira, coloque o açúcar com a margarina e acrescente os ovos.Misture depois o leite, fermento e a farinha peneirada. Divida a massa em duaspartes. Numa delas, misture o achocolatado. Numa forma de furo untada e polvilhada,coloque a massa em camadas alternadas: claras e escuras. Leve ao forno médio e pré-aquecidopor 30 minutos. Desenforme e polvilhe açúcar de confeiteiro.

Eu cobri com o creme de pasteleiro(receita da Romy):
Leve ao lume(fogão) um tacho com 2,5dl de leite até ferver. À parte misture 50gr de açúcar com 35gr de farinha, 1 ovo, 2 gemas e uma pitada de baunilha. Incorpore esta mistura no leite e mantenha sobre lume (fogão) brando, mexendo sempre até cozer e espessar.Salpiquei o bolo com côco, chocolate granulado.


Dica da Vanessa:
PARA ECONOMIZAR TEMPO
O que você acha de usar dois bolos na mesma fôrma?
Essa dica vale para massas como pão-de-ló ou bolos firmes (usados para rechear). Em vez de dividir a massa em duas ou mais assadeiras, ou então assar um bolo mais alto para depois desenformar e cortá-lo ao meio, faça desta maneira; coloque metade da massa numa assadeira redonda ou retangular untada. Cubra a massa com uma folha de papel impermeável (1 cm maior que o tamanho da fôrma), untada com a manteiga dos dois lados. Despeje o restante da massa sobre o papel. Asse e deixe descansar por cinco minutos antes de desenformar. Com a ajuda de uma espátula separe os dois bolos. Retire o papel e deixe esfriar. Recheie e cubra a gosto.(Eu fiz assim mas peço desculpa por nao ter foto do interior do bolo,mas estas tirei em casa e depois em casa dos meus pais quando me lembrei já era tarde,lol).
A receita tirei do forum LKM postada pela Milleni.
Recomenda a massa é muito saborosa e humida.
Bom fim de semana.

sexta-feira, maio 15, 2009

Natas do céu

Esta sobremesa já é bem conhecida de toda a gente mas é sempre uma delicia e cada pessoa faz á sua maneira,por isso vou deixar aqui a minha receita.Acho que já em tempos meti mas depois com a mudança de template do blog apagaram se algumas coisas.
Ingredientes:
-6 ovos
-1 pacote de bolacha maria
-1 pacote de natas
-Açucar q.b

Preparação:
-Moer a bolacha e reservar.Bater as claras em castelo,juntar 2 colheres de açucar e voltar a bater.De seguida bater as natas com mais 2 colheres de açucar e depois juntar claras e natas.
Nas taças colocar camadas deste preparado alternando com bolacha moida,
Por cima colocar doce de ovos.Desta fez sou sincera usei aquele pó milagroso que se junta água e açucar e fica o creme feito.Mas nada como o nosso docinho de ovos caseiro.Se precisarem da receita do doce de ovos eu depois meto.

Dicas: As natas para ficarem bem em castelo,devem colocar no frigorifico no dia anterior ou mais dias até.Ou então no congelador por umas horas.
Beijinhos e bom fim de semana.

terça-feira, maio 12, 2009

Torta que sai sempre bem

Esta receita de torta é das mais faceis que encontrei até hoje,é da nossa querida Nanda,que continua presente nos nossos corações.Minha querida estejas onde estiveres espero que estejas orgulhosa. Pois as tuas receitinhas vão continuar sempre a ser lembradas com muito carinho.Os ingredientes :
- 6 ovos
- 6 colheres de açucar
- 6 colheres de farinha peneirada
- Açucar baunilhado ou raspa de limão ou de laranja (eu usei umas gotas de aroma de baunilha)

Batem-se muito bem as gemas com o açucar. Junta-se o sabor escolhido (baunilha, raspa do limão ou da laranja) e mistura-se um pouco mais. Batem-se as claras em castelo bem firme (eu adiciono sempre uma pedrinhas de sal ás claras antes de bater) Vai se adicionando a farinha e as claras alternadamente. Forra-se um tabuleiro com papel vegetal e barra-se com manteiga e povilha-se com farinha. Deita-se o preparo e vai ao forno a 190º. Quando espetar o palito e sair seco e estiver lourinha - está pronta. Atenção não se descuidem pois é muito rápido. Desenforma-se ainda quente em cima dum pano de cozinha povilhado de açucar. Barre-se rapidamente a torta com o recheio escolhido e com a ajuda do pano enrola-se. Se este processo for rapido portante a massa ainda estiver quente enrola-se muito bem.

O meu recheio escolhido foi claro chocolate,fiz tipo um creme:
Misturei 3 colheres de sopa de chocolate em pó,2 colheres de açucar e 1 de maizena.Adicionei 200ml leite e levei ao lume até engrossar.

Dica:Aprendi uma dica muito boa para não partir as tortas ao enrolar.Humedecer o pano que vai enrolar a torta,enrolar e deixar estar assim uns minutos embrulhada no pano humido.Não falha!

Beijokas.

sexta-feira, maio 08, 2009

Almôndegas na MFP

Quem disse que a nossa querida ajudante de cozinha só faz pão delicioso?Enganam-se!Ela cozinha e muito bem!A prova esta nestas deliciosas almôndegas,assim que vi a receita no blog da Romy fiquei logo com curiosidade de experimentar!


Ingredientes:

Almôndegas

1 lata de cogumelos

3 alhos picados

1 copinho de vinho branco (juntei 75% vinho e 25% agua)

Mostarda a gosto

Polpa de tomate a gosto

Sal, pimenta e temperos a gosto

Passar as Almôndegas por farinha.Colocar um pouco de azeite no fundo da cuba, de seguida as almôndegas, os cogumelos, os alhos, a mostarda, a polpa de tomate , sal, pimenta e o vinho branco.Programa 12 (cozer) (na minha maquina é o programa 11) durante 1 hora.A meio da cozedura mexer as almôndegas.

Recomedo esta receita!Adoramos cá em casa,vai ser repetida muitas vezes de certeza!

Beijinhos.

quarta-feira, maio 06, 2009

Pão de Deus na MFP

Eu adoro pão de Deus!E assim que vi esta receita no blog Baú da Conceição anotei logo para fazer! Gostei do resultado.Mas aqui em casa não apreciaram muito o sabor da laranja,numa proxima talvez substitua com água.


1 dl de leite morno
2 ovos
100 grs de manteiga
raspa e sumo de 1/2 laranja
1 colher de chá de sal fino
150 grs de açúcar500 grs de farinha
30 grs de fermento de padeiro (usei 1 barra de 25gr)


Cobertura:
1 ovo
80 grs de coco ralado
2 colheres de sopa de açúcar (usei um pouquinho mais)
açúcar em pó a gosto (não usei)


Colocar na forma da MFP os ingredientes pela ordem indicada, programar amassar. No fim do ciclo amassar retirar da forma para uma superficie enfarinhada, amassar mais um pouco, formar uma bola e deixar levedar novamente até dobrar de volume em local de temperatura amena sem correntes (deixo dentro do forno).
Fazer a cobertura misturando o ovo, o coco e o acuçar. Pincelar o pão com ovo batido e colocar por cima a farofinha do coco. Levar a assar em forno a 180º até ficar douradinho. Fazer o teste do palito para verificar se está cozido.

Aqui antes de ir ao forno...

A sair do forno...
Alguém é servido? Lamento mas já não há! lol

Beijinhos doces.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin