sábado, janeiro 21, 2017

Fogaça de Santa Maria da Feira


Bom diaaa!Após um tempo afastada do blog pois nem sempre consigo ter disponivilidade para cá vir,mas estou de volta e hoje deixo vos uma receita típica da minha terra.Ontem festejou se a Festa da Fogaceira em Santa Maria da Feira e mesmo estando a 2000km de casa não podia esquecer a tradição e então aventurei me!
Gostei do resultado embora não fica sem a 100% pois as torres desceram um pouco hehe
Passo á receita que vi no site da rtp1 programa a Praça deixarei mais abaixo o link.
Para o fermento
– 150ml água morna
– 200g de farinha
– 50 g fermento de padeiro

Para a massa
– 1 limão
– 10g de sal
– 120g de manteiga
– 150g de açúcar
– 3 ovos + 1 p/ pincelar
– 600g de farinha de trigo (aproximadamente)
– canela q.b.

Preparação:
Dissolve-se o fermento na água tépida e junta-se farinha de trigo até se obter uma massa mole. Se o ambiente for ameno, deixa-se levedar 15 minutos.
Depois, adiciona-se o açúcar previamente peneirado com a canela, o sal, os ovos, a raspas e o sumo de limão, a manteiga e a farinha necessária para se obter uma massa um pouco mais consistente do que a do pão.
Deixa-se fermentar 30 minutos ou o necessário para a massa dobrar de volume.
A seguir, tomam-se bocados de massa de 125g, 500g, 700g, 1 kg ou 1,5 kg de acordo com o tipo de fogaça que se pretende fabricar e molda-se num rolo comprido semelhante a uma serpente, isto é, mais espesso num dos lados. Espalma-se este rolo com a mão, ficando uma tira que se começa a enrolar pelo lado mais largo, resultando numa pirâmide. À medida que se vão enrolando, vão-se colocando as pirâmides no tendal (tabuleiro forrado com um pano polvilhado com farinha) onde voltam a crescer (entre 30 minutos e 1 hora). Pincelam-se com ovo batido e, com uma tesoura, dão-se 4 golpes no topo da pirâmide de que resultarão as “ torres do castelo “.
Introduzem-se as fogaças no forno quente e, 15 minutos depois, puxam-se para fora com a ajuda da pá e, à mão, separam-se as “ torres do castelo “, permitindo assim que o calor penetre no interior das fogaças, cozendo-as uniformemente. Voltam ao forno para acabar de cozer.

Bom apetite !
Deixo então o link com a fonte da receita onde podem vêr tb em vídeo ;)
Fogaça de Santa Maria da Feira

1 comentário:

cozinha100segredos disse...

Que bonita que ficou! E esse interior está maravilhoso! Adoro este tipo de massas! Beijinhos

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin