sexta-feira, outubro 31, 2008

AVISO IMPORTANTE

Amigas blogueiras tal como eu todas nós criamos os nossos blogs com muito carinho e dedicação.Mas sabemos que neste mundo da net,existem pessoas capazes de tudo!
Venho alertar-vos para o seguinte,sempre que meterem fotos das vossas receitas,seja no blog ou num forum,escrevam nome nas fotos,tal como eu faço.
Mas infelizmente no inicio não o fazia e venho a descobrir através de uma amiga,fotos minhas que estão a ser usadas por outra pessoa.
É uma falta de respeito por nós que tanto empenho temos!
Lembram-se do meu bolo fresco de pêssego?
http://www.receitaculo.com/receitas/4743/

E das delicias de côco?
http://www.receitaculo.com/receitas/1444/


Vou me informar e apresentar queixa sobre esse site.
Por favos amigas tenham cuidado escrevam nome nas fotos,é revoltante vocês verem as vossas fotos,a receberem comentarios como se fosse da pessoa que plagio.
Beijinhos.

18 comentários:

Margarida disse...

Acho que fazes muito bem! Todos sabemos que a internet é um mundo e que nele se particam crimes de roubo, difamação, e afins. O melhor que fazemos é ter cuidado, tentar proteger os nossos bloges e sempre que nos depararmos com estas situações, denunciá-las.
Boa sorte!

Anónimo disse...

Olá Sara,

Concordo com o seu post, (eu estou cadastrada no receitaculo) dias atrás eu vi um receita de um cupcake de um blog postado por outra pessoa na maior cara de pau, eu mesma me revoltei e escrevi que já que ela copiou as fotos deveria pelo menos indicar o blog, e falei qual era, acabou corrigindo. Mas acho isso uma falta de respeito com a pessoa que disponibilizou a receita (por mais que a tenha copiado de outro lugar) mas com as suas fotos. O outro não teve trabalho nenhum e ganha o mérito. Isso é uma sacanagem. Eu se fosse você, além de denunciar ao Site também encaminharia um recado diretamente na receita da pessoa mostrando a verdadeira autoria. Desculpe o desabafo, mas eu tb detesto essas coisas que acontecem na net.

Anónimo disse...

Olá Sara,

Sou um dos idealizadores do Receitáculo e digo que estamos entrando em contato com os usuários que estão praticando esse tipo de atitude.

Só queria deixar claro que o Receitáculo é um espaço democrático e colaborativo em que qualquer um pode postar receitas e contamos com o bom senso de todas as pessoas, mas infelizmente nem todos têm essa conduta.

O Receitáculo estimula e prega que as pessoas citem a referência em quaqluer receita que seja publicada.

Que fique claro que não compactuamos com isso e estamos tomando as atitudes possíveis para amenizar tais situações.

Obrigado pela atenção.

Um abraço
Maicon Sanson
Equipe Receitáculo

Nani disse...

Amiga isso infelizmente acontece mesmo, já me aconteceu comigo, são pessoas que não tem indole.
Beijos e ótimo fim de semana!

Sarita disse...

Fica muito grata por estarem a tomar uma atitude em relação a essa situação,não só por mim mas por todas as amigas blogueiras.
Compreendo perfeitamente que não tenham culpa desta situação,pois não vão imaginar que essas pessoas estão colocando fotos proprias.

Fiquei um pouco revoltada,mas a conversar é que as pessoas se entendem ´não é?

Comprimentos e obrigado.

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Sara, oi amiga...

Eu também fui uma das felizardas...hehehehehe

Também copiaram receitas minhas... Pelo menos para minha sorte, deixaram meu nome nas imagens, e deixaram algumas referências...

Fui até lá, e comentei com a maior diplomacia, agradecendo ainda por ter gostado e colocado minha receita com foto e tudo...

Deixei meus links de contato, do BLOG e da minha COMUNIDADE no orkut. Após isto, teve pessoas de lá, que inclusive comentaram sobre minha receita, eu as respondi, mas a Bianca, a seguir, excluiu o tópico.

Mas vi receitas com imagens, pertencentes a outras pessoas, copiado ponto por ponto e sua foto publicada sem nenhum crédito e, o que é pior, com a imagem recortada para tirar o nome do dono.

Sim, porque não citar a fonte já é péssimo, mas recortar uma foto para tirar dela a procedência ...ah, isto sim é abuso!

E isto não concordo de maneira alguma!

Sabemos que quando postamos nossas receitas, elas tornam-se de Domínio Público, mas isto não quer dizer que está a "BANGU"... tem de ter um pouco de bom senso.

Não acho que o site, ou o dono do site, tenha alguma culpa, pois até tentei colocar receitas lá, e realmente tem um campo enorme, pra ser colocadas as referências, se ela e outras não colocaram, foi porque não quiseram...

Eu gostei do site, achei bem interessante até, agora vamos ver que tipo de atitude tomará o dono dele...

Porque se alguém gostou da receita, fantástico...Comunique que está sendo publicada em outro espaço... Acredito que ninguém será tão ruim, ao ponto de não concordar em autorizar a publicação, até ficará feliz pelo reconhecimento.

Até porque se fossemos mesquinhas(os), ninguém participava de comunidades, fóruns, blogs e outros tantos por aí, pra proteger as receitas de família, escondendo seus segredos... e pelo que sei, as pessoas que estão se sentindo lesadas, nem um pouco tem este perfil de mesquinharia...

Assim, todos tivessem receitas espalhadas pela net, mas com devidos créditos é lógico...

Eu fiquei um pouco chateadinha também, pois não custava um contato, nem que fosse mínimo!

Acho que quem faz este tipo de coisa, engana mais a si mesmo que aos outros, como disse uma amiga minha. É uma pena que exista gente assim!

Uma dica: Quem tiver receitas lá sem os devidos créditos, entre, cadastre-se e poste ela com seu nome, links e tudo mais...assim todos vão saber que a receita é sua, e obrigará quem está fazendo errado a excluir as postadas sem referências.

[;)]

Meu BLOG:
http://receitasuruguai-brasil.blogspot.com/

ameixa seca disse...

Eu não faço ideia se alguma das minhas fotos andam por aí. Não coloco nome nas fotos. Vou ter em atenção este aviso. Espero que sejam castigados.
Bom fim de semana!

sweety disse...

ola sara é a 1ª vez que visito o teu blog. Na verdade tambem tenho um novo blog de culinaria e por exemplo na minha receita de batatas duquesas tirei a imagem do google mas tenho os creditos da monica que eu nem conheço!

As receitas sao originais atençao!! mas tambem ha um inumero nº de receitas iguais, mas realmente as fotos convem mencionar onde sao tiradas.

se quiseres visitar o meu cantinho estas a vontade

Anónimo disse...

Oiii!!!
Esquenta não...
Vamos Brincar?
Deixei um MEME pra vc no meu blog. Bjs e até mais...

subarrios disse...

É impressionante! Há pessoas dessas por todo o lado... que falta de carácter! Ainda por cima roubar as fotos...

Eu denunciaria... isto tem de acabar!

Jinhos grandes

PS: Adorei o teu blog!

Karla disse...

Bolas que vergonha...ao menos digam de onde tirarm as fotos...vergonhoso, obrigada pelo aviso.

beijinhos

Lu - Uma Casa no Norte disse...

As minhas fotos também não estão "protegidas" (não tenho modo de o fazer), mas como tenho cópia de todas no meu computador (com a data em que foram tiradas) posso sempre provar que são minhas.
Acho que esse tipo de pessoas só merecem o nosso desprezo e não que "percamos o sono" por causa delas!
Beijinhos

Carla disse...

obrigada amiga pelo aviso eu tb tenho escrito sempre o nome, acho uma falta de rtespeito pelos outros copiarem as fotos para serem publicadas noutros blogs, fazes bem se puderes denuncia tens o meu apoio.bom fim de semana beijokas

Carla disse...

nao consigo ver o bolo fresco so as delicias de coco

Unknown disse...

Querida, concordo!
Quer pegar a receita e fazer, por mim tudo bem, mas os textos escritos e as fotos não dá!
Eu tb escrevo Manga, estraga a foto mas pelo menos tá protegida.
Bjs

Adoro cozinhar! disse...

Olá Sara visito muitas vezes o teu blog e até já tirei receitas que pus em pratica e resultaram lindamente(por exemplo e bolo de natas e limão). Gostava muito de por o nome nas fotografias mas, chamem-me ignorante mas, não faço a menor ideia como!
Beijinhos
Suzel

Missy disse...

olá Sarita,

por acasso quando me falastes do que tinha acontecido , fui ao tal site e não são só fotos tuas que
plagiadas,
fui a procura pela net se havia fotos minhas em outros blogs, e apercebi-me que é muito usual encontrar a mesma foto para ilustrar vários blogs.
Eu nem imaginava que havia uma tão grande falta de respeito pelo trabalho alheio.
E verdade que quando colocamos as nossas receitas na net , deixam de ser " nossas" e tornam-se públicas, mas há falta de bom senso.É triste.

Bkja, adoro-te

Helena disse...

Parabens pelo blog,não conhecia e gostei imenso.
Infelizmente o mundo virtual acompanha o real,pois as pessoas são as mesmas,esperemos que esteja para breve o "policiamento" da net...
O aviso requer toda a atenção,tive sorte quando iniciei o meu blog,o meu filho mais velho alertou-me para a criação de uma marca de água.
Boa sorte!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin