sexta-feira, dezembro 04, 2009

Não me escapei...

Olá amiguitas,parece que não me escapei ao virus da gripe,depois de terem estado os meus meninos e o marido,parece que chegou a minha vez,passei o dia de cama,cheia de dores no corpo e uma tosse horrivél.Parece que vou ter um rico fim de semana...
Bjs e bom fim de semana.

quinta-feira, dezembro 03, 2009

Fogaça de Santa Maria da Feira

Olá amigas! Pois é ora cá estão as minhas primeiras fogaças,que dizem?
Esta é uma receita típica daqui de Santa Maria da Feira,até há um feriado aqui chamado o 20 das fogaças,que se celebra no dia 20 de Janeiro.
E como gostamos muito decidi me aventurar!

A receita tirei de um livro feito pelas escolas,mas eu decidi pedir ajuda á maquina de fazer pão e fiz umas alterações.
Então cá vai a receita:
-200ml água
-1 colh.chá de sal
-50gr fermento de padeiro
-1 kg de farinha s/fermento
-200gr açúcar
-100gr manteiga
-6 ovos
-1 limão
-1/2 colhe.chá de canela em pó
Colocar os ingredientes na cuba da máquina,começando sempre pelos líquidos,não se esquecendo de dissolver o fermento na agua.O limão tem que se meter o sumo e a raspa.A manteiga é amolecida.
Programa massa ( na minha maquina(bifinet) é o 8).Depois polvilhar uma superfície com farinha e moldar a massa,dividir em duas partes iguais (dá para duas fogaças),fazer um rolo e enrolar a partir da parte mais larga até formar uma pirâmide.Deixar levedar cerca de uma hora.Dar um 4 golpes com a tesoura que é onde resultaram as "torres".
Pincelar com ovo batido e vai ao forno cerca de 20 a 25 min.A meio da cozedura abra o forno e volte a abrir os cortes.
P.s.O sabor ficou muito bom só não ficaram brilhantes porque não pincelei com ovo batido,mas na próxima pincelo.Não deixem estar tempo a mais senão podem ficar secas,pode parecer em cima que ainda não estão cozidas mas é mesmo assim.As minhas ficaram um pouco de tempo a mais,mas na próxima vão ficar no ponto de certeza.Ah eu aconselho a untar e polvilhar a forma para não colarem.
Experimentem!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin