terça-feira, abril 11, 2017

Queijadinhas de cenoura

Ola amiguitas/os,como prometido é devido cá estou com a tão requisitada receita das queijadinhas de cenoura.Fiz pela primeira vez na semana passada e no fim de semana tive de voltar a repetir.Se gostas de queijadinhas com textura húmida estas são o ideal!
Passo á receita:
3 ovos
200gr açucar
100gr farinha
500gr cenoura+pau de canela e sal
75gr manteiga ou margarina derretida
1colh. café de fermento em pó
1 colh.chá de aroma baunilha (opcional)

Comece por cozer as cenouras com o pau de canela e uma pitada de sal. Assim que estiverem cozidas escorra bem e reduza a puré.
Na batedeira ou até mesmo á mão misture o açucar ao puré de cenoura,de seguida os ovos um a um,de seguida a farinha e o fermento.Termine com a baunilha.
Leve ao forno em forminhas untadas e polvilhadas ou então se já tiver as maravilhosas formas em selicone,assim como eu,são tão práticas nem precisa untar e polvilhar.
Leve ao forno pré aquecido a 180° cerca de 30min. Convém ir fazendo o teste do palito por vezes precisa cozer um pouco mais.
Assim que estiverem cozidas retire do forno deixe esfriar apenas uns minutos e desenforme de seguida.

Disponha em forminhas de papel e pode polvilhar com açúcar em pó e canela em pó tal como na foto acima .
Gostaram? Mãos à obra.
Bom apetite.Beijinhos até breve.







domingo, abril 02, 2017

Regueifa Doce

Olá amiguitas/os já ha algum tempo que cá não venho mas nem sempre consigo,o importante é não desistir certo?
Como muitos de vocês sabem eu sou mais uma que deixou Portugal,sim ja la vão 2 anitos que procurei um novo caminho.Como a maioria dos imigrantes tb sinto muita falta das nossas comidas,os doces regionais para não falar das saudades...mais isso é outra historia.
A conta desta situação vi me "forçada" a meter mãos á massa e tentar fazer as aqueles doces/pratos que tanto sinto falta.Desta vez foi a típica regueifa doce e após muitas pesquisas lá encontrei esta receita que me cativou.Digam la para primeira vez não ficou mal pois não?
Passo á receita que retirei de uma pagina de culinária a qual mencionarei o link no final.A receita original é feita num processador de alimentos mas eu fiz na batedeira usando a peça para massas tipo pão.

1 saqueta 11g fermento de padeiro seco
1,5dl de água (COLOQUEI 2dl)
800g farinha tipo 65 sem fermento
200g de açúcar
0,5dl de água+alguns fios de açafrão(opcional)(NÃO USEI)
2 colheres de chá de canela
raspa de 1 limão médio
75g de manteiga ou margarina derretida
4 ovos + 1 gema com uns pingos de leite para pincelar
 
 Coloque na taça a farinha, o fermento seco, o açúcar, a canela e a raspa de limão.Bata para envolver em velocidade média e com a máquina a funcionar junte a água tépida.De seguida
a manteiga derretida...os ovos, um a um, deixando que sejam absorvidos pela massa antes de juntar o próximo.O objectivo é que a massa fique bem elástica, ligeiramente peganhenta, até.
NOTA – dependendo do tamanho dos ovos o ponto da massa pode variar. Para encontrar o ponto perfeito pode ter de juntar mais um pouco de ovo (se os ovos forem pequenos) ou um pouco mais de farinha (se os ovos forem muito grandes).
 Unte com óleo uma taça grande, onde a massa possa crescer bastante.
Verta a massa, tape e deixe crescer num ambiente protegido de correntes de ar.
O forno, desligado, é o local ideal. Se quiser pode dar-lhe um pouco de calor, muito ligeiro, só para criar ambiente interior. A massa crescerá mais depressa. Este processo pode levar duas, três, ou mais horas.
 Coloque a massa numa bancada enfarinhada.
Não incorpore mais farinha, a farinha serve apenas para evitar que a massa cole.
Divida a massa em 4.
Segurando numa ponta, esprema a massa de cima para baixo, numa espécie de movimento de ordenha, para ela alongar.Forme 4 rolos.
Cruze duas peças, enrole-as entre si...
 ... e junte as pontas, pressionando bem para ligá-las.
Segure na regueifa e distenda-a mais um pouco. Se a massa estiver no ponto, o próprio peso dela será suficiente para a distender.
Coloque a regueifa num tabuleiro forrado com papel vegetal untado.
Alargue mais um pouco o centro, se necessário.
 Volte a colocar em local protegido, para levedar mais uma vez.
Quando tiver crescido o suficiente, ligue o forno a 180º.
Pincele as regueifas com uma mistura de gema com uns pingos de leite, polvilhe com açúcar a gosto e leve ao forno durante 20 a 25 minutos.
 Ficarão douradinhas, mas não em demasia.
Não as deixe muito mais tempo no forno para não secarem.
 
foto acima estavam já a massa levedada e pronta a ir ao forno.


Espero que gostem,pessoalmente gostei muito do sabor.

Se quiserem vêr o passo a passo da Clara de Sousa deixo aqui o link da sua pagina no facebook https://www.facebook.com/pg/claradesousa.aminhacozinha/photos/?tab=album&album_id=661814333883962

 
 
 


LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin